Por que Clínica "Rhazis"?

Rhazis (ou Abū Bakr Muhammad ibn Zakarīya al-Rāzi) era médico persa, atual Irã, que viveu no século IX da nossa era.

Nesta época, enquanto a Medicina estagnava na Europa Medieval, obscurecida pela Igreja Católica, a Pérsia florescia como um pólo de ensino e desenvolvimento médicos.

(Detalhe: muitos europeus atravessavam o Mar Mediterrâneo para se tornarem médicos. Além dos muçulmanos, a escola persa aceitava apenas ocidentais judeus; cristãos não eram tolerados. Estes, muitas vezes se fingiam de judeus para terem acesso àquele ensino de vanguarda).

Rhazis foi um dos primeiros grandes médicos persas, comparável apenas a Aviccena, que viveu um século após.

Médico, professor e alquimista, Rhazis era seguidor da medicina hipocrática. Escreveu inúmeros tratados de Medicina, Cirurgia, Ética e Filosofia.

O que mais me chamou a atenção na sua biografia, foi o fato que ele, em plena Idade Média, defendia o livre arbítrio do ser humano (independentemente de religião), o julgamento clínico racional, a vida equilibrada e parcimoniosa, a Ética e a Justiça na relação com o doente. Era um cético: descrente de milagres, pregava a nocividade das religiões.

Ele tinha pena dos médicos que tratavam de príncipes e reis, pois estes não seguiam seus conselhos e eram rebeldes às suas recomendações dietéticas.

Especificamente, Rhazis definiu as limitações do ato médico, classificando e listando as doenças curáveis e incuráveis.

Esta independência de pensamento lhe custou muitas críticas, e quase toda a sua obra foi destruída pelo Islã nos anos que se seguiram. Somente a partir da metade do século XX sua biografia foi resgatada.

Quando pensei neste nome para nosso local de trabalho, tentei resgatar os valores mais caros à Medicina: o foco no paciente, na consulta, na palavra sincera e honesta, na empatia e na Ética.

Por tudo isso, somos a Clínica Rhazis.


====================================

Dr. Marcos Claudio Radtke CRM 107503

Cirurgião do Aparelho Digestivo - Gastro e Oncologia, na Zona Sul de São Paulo.


Contato: 


Clínica Rhazis (clinica.rhazis@gmail.com)


Fone: (11) 5041 5507

Alameda dos Maracatins, 1435 - Conjunto 1009 - Moema - São Paulo - SP

CEP: 04.076-011